Ao longo dos últimos anos, o tema Inteligência Artificial (IA) vem sendo objeto de estudo em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, finanças e mais recentemente, os jogos digitais. Desenvolvedores buscam tornar esses jogos cada vez mais desafiadores e convincentes, através da utilização de técnicas de inteligência artificial como “GameIA”, a qual tem sua definição dada por:
“Qualquer coisa que dá a ilusão de inteligência para um nível adequado, tornando o jogo mais envolvente, desafiador e, mais importante, divertido, pode ser considerada jogo AI”.
Desse modo, diversos jogos digitais têm se beneficiando dessa técnica, destacando-se no mercado desde os clássicos como SimCity à jogos mais modernos como Halo, Fear e a franquia da Microsoft: Forza.
No jogo SimCity, o jogador é responsável pela construção e administração de cidades, realizando tarefas como acordos comerciais, dribles orçamentários, dentre outras, buscando sempre manter os habitantes a que residem satisfeitos. Desta forma, a IA é empregado para controlar a simulação complexa desses elementos em questão, buscando manter o jogador entretido e, consequentemente, viabilizando uma jogabilidade equilibrada e realista.
Já no jogo Halo da franquia da Microsoft, o jogador assume o papel de um humano geneticamente aperfeiçoado pertencente ao grupo de super-soldados chamados Spartan, o qual lutão contra uma raça parasita conhecida como Flood, estrangeiros em seu planeta. A IA empregada no jogo tende a gerenciar situações do esquadrão, isso significa que personagens lutam estrategicamente e defendem-se melhor, dispondo de cobertura e evitando inimigos quando necessário, aproximando o jogador a batalhas reais.
Em Fear, um jogo de tiro em primeira pessoa, o jogador é apresentado como “point man” para a equipe da F.E.A.R, uma organização governamental secreta especializada em lidar com ameaças paranormais, a qual tem por papel conter fenômenos sobrenaturais. A AI baseia-se em um gerenciamento de comportamentos sensíveis ao contexto a qual o jogador encontra-se inserido. Assim os inimigos tendem a utilizar o ambiente de maneira inteligente a seu favor, encontrando cobertura atrás de mesas, estantes, abrindo portas dentre outras ações, tornando o combate desafiador.
Um dos jogos mais conhecidos das franquias da Microsoft, certamente é o jogo de corrida Forza. Desde a sua criação em 2005, a série Forza vem se beneficiando da utilização de redes neurais em seus jogos. Essa técnica tem por função aprender a destreza de seus jogadores e consequentemente aplica-las a jogadores não humanos (NPCs), imitando o estilo de condução do jogador através de uma série de analise de corridas realizadas. Nas atualizações mais recentes do jogo é possível uma conexão com a nuvem da Microsoft, a qual armazena em sua base uma série de dados de outros jogadores humanos, utilizando-a em corridas de NPCs. Isso possibilita que seus adversários imitem a forma de direção de outros jogadores do mundo, a qual inclui também erros, manias, pontos fortes e fracos, fazendo com que a experiência de jogo seja imprevisível.
Sendo assim, mesmo a partir de uma breve revisão da literatura, é possível observar que o uso de inteligência artificial em jogos está em uma pequena porcentagem do mercado, no entanto possui um vasto potencial a ser explorado levando em conta o poder de processamento doméstico que os vídeo games oferecendo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Inteligência Artificial em Jogos. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiRluPl8fHOAhWCiJAKHavVCC8QFggeMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cin.ufpe.br%2F~ats%2FIntelig%25EAncia%2520Artificial%2520em%2520Jogos.ppt&usg=AFQjCNEOF72vbliTBnzDWKYgxbTFwnMBNg&sig2=wCX_W3IEpjuosbjn_yluhw> . Acesso em: Agosto de 2016.
THE PAST, PRESENT AND FUTURE OF ARTIFICIAL NEURAL NETWORKS IN DIGITAL GAMES. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.149.9367&rep=rep1&type=pdf> Acesso em: Agosto de 2016.
Designing Artificial Intelligence for Games. Disponível em: <https://software.intel.com/en-us/articles/designing-artificial-intelligence-for-games-part-1> Acesso em: Agosto de 2016.
Top 10 Most Influential AI Games. Disponível em: <http://aigamedev.com/open/highlights/top-ai-games/> Acesso em: Agosto de 2016.
7 examples of game AI that every developer should study. Disponível em: <http://www.gamasutra.com/view/news/269634/7_examples_of_game_AI_that_every_developer_should_study.php> Acesso em: Agosto de 2016.