A Arte do “Game Design” – Brainstorming

Considerada uma das etapas fundamentais no desenvolvimento de jogos, o “Brainstorming” ou “Chuva de Idéias” tem como papel principal sintetizar o conjunto de idéias levantadas pela equipe, e como resultado, estruturar o devido projeto. Como abordado por Casey O’Donnell, diversas perguntas como: “Oque faz um game divertido?”, “Porque os jogadores jogam?”, “Por que os games sao engajadores?” podem ser levantadas durante o processo de “Brainstorming” com intuito de provocar os participantes. Outra dinâmica interessante abordada por Casey O’Donnell denominada: “Quantas idéias você pode ter em 15 minutos?”, tem como objetivo gerar um “picth” geral do jogo em questão atrvés de um “Brainstorming” que responde à 5 questões:


  • O que o jogador faz? (Gameplay)
  • Onde ele está? (Storyline)
  • O que o jogo provova em você? (User Experience)
  • Como o jogo é implementado? (Technology)
  • Quais emoções o jogo gera? (Expirience)